5. Dezember 2020

A cadeia de blocos Bitcoin será rachada antes que a mineração de asteróides se torne possível: Peter Schiff

Peter Schiff, o CEO da Euro Pacific Capital, finalmente decidiu colocar uma amolgadela na narrativa pró-Bitcoin sobre mineração de asteróides.

Ele assume que o avanço da computação será tão drástico que a cadeia de bloqueio Crypto Genius será rachada por muito tempo antes que seja possível extrair ouro no espaço.

Além disso, Schiff afirma que as riquezas de ouro descobertas no espaço não chegarão à Terra:

„Muito antes de qualquer ouro ser extraído de asteróides (embora o ouro extraído no espaço provavelmente nunca será trazido de volta à Terra, mas usado no espaço) os avanços do computador desde então já terão rachado a cadeia de bloqueio do Bitcoin, assumindo que o mercado do Bitcoin não rachou por si só primeiro“.

Uma nova narrativa da Bitcoin

Durante seu encontro tão badalado com o fundador da Barstool Sports, Dave Portnoy, a Winklevoss usou o argumento da mineração espacial para explicar porque o Bitcoin é superior ao metal amarelo.

A idéia não parece ser tão rebuscada. No início deste ano, a NASA uniu forças com Elon Musk’s SpaceX para começar a explorar o Psyche 16, um asteróide rico em minerais que poderia fazer de todo terrestre um bilionário, em 2022.

Enquanto Portnoy (assim como Crypto Twitter) riu principalmente desta ameaça, ex-Coinbase CTO, Balaji S. Srinivasan acredita que o metal amarelo poderia experimentar o nível de inflação que será semelhante ao do século 16, quando muito ouro foi inundado para a Europa vindo das Américas:

„Dito isto, se você estiver debatendo com pessoas que concordam que o dólar está inflando seu valor, mas que ainda estão em alta sobre o ouro, eu não lideraria com o argumento da escassez em si (válido como pode ser). Eu lideraria com o fato de que o ouro físico tem risco de contraparte e é difícil de transportar“.

O mistério de Schiff’s Bitcoin

Embora a computação quântica possa de fato causar uma grande mudança na moeda criptográfica, é improvável que ela seja dimensionada o suficiente para produzir qualquer impacto sobre a cadeia de bloqueio Bitcoin a qualquer momento, conforme explicado pelo desenvolvedor Peter Todd:

„Ainda nem sabemos se é possível escalar computadores quânticos; é bem possível que adicionar qbits tenha um custo exponencial“.

Dito isto, o entendimento de Schiff sobre Bitcoin é muito medíocre, na melhor das hipóteses, para fazer tais afirmações ultrajantes.

No início de janeiro, o bug do ouro de 57 anos se envergonhou publicamente ao confundir o PIN de sua carteira de Bitcoin com a frase semente.